REGIÃO NOROESTE PODERÁ TER DUAS PONTES INTERNACIONAIS?
- turismonoroestegau2
- 7 de jan.
- 2 min de leitura
A pergunta está no ar e para responde-la temos duas importantes noticiais
Publicação da licitação para a ponte entre Porto Xavier no Brasil e San Javier na Argentina
No dia 19 de dezembro de 2024, foi publicada no Diário Oficial da União (Edição: 244 | Seção: 3 | Página: 197) a licitação para a construção da Ponte Internacional. O objetivo da licitação é a contratação integrada para a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia da ponte, acessos e complexos fronteiriços, além da execução de todas as etapas do processo, incluindo o cumprimento das exigências ambientais. A licitação também abrange apoio nos serviços de desapropriação, remoção e reassentamento, e a execução das obras da ponte entre Porto Xavier (Brasil) e San Javier (Argentina), bem como a infraestrutura necessária para o complexo de fronteiras. A abertura dos envelopes das empresas que apresentarem propostas ocorrerá no dia 20 de março de 2025.
A Ponte Internacional de Porto Xavier promete impulsionar o comércio, o turismo e a integração cultural entre os dois países, além de ser um motor para o desenvolvimento econômico da região fronteiriça.
Vice governador Gabriel Souza se reúne com prefeitos da região Noroeste para tratar sobre construção de ponte internacional em Porto Mauá
No dia 23 de dezembro de 2024 o vice-governador Gabriel Souza se reuniu com a Fundação Pró-Construção da Ponte Internacional Alba Posse – Porto Mauá. O encontro ocorreu na Prefeitura de Santa Rosa e reuniu prefeitos e vereadores da região Noroeste do Estado para tratar sobre a construção da estrutura, que ligará o Brasil à Argentina a partir do município de Porto Mauá. O projeto receberá recursos do governo do Estado para a viabilização da obra.
Gabriel afirmou que logo no início de 2025, o governo dará seguimento à contratação do projeto, que deverá ser feito em parceria com a Caixa Econômica Federal. “O governador Eduardo Leite pediu que eu transmitisse à região o interesse do Estado de fazermos o projeto da ponte internacional Brasil-Argentina por Porto Mauá e Alba Posse. Quando for concretizado, o projeto é que vai viabilizar a obra futuramente, porque aí nós vamos saber os valores de uma construção dessa envergadura. Também vamos conversar com o governo argentino e com o governo brasileiro sobre essa hipótese”, detalhou.
O vice-governador ainda ressaltou que, com o projeto em mãos, será possível ir à Brasília para captar os recursos necessários para a execução da obra. A ponte internacional é considerada estratégica para fortalecer o comércio e o turismo entre os dois países, além de integrar as regiões. Hoje, a conexão entre as cidades é feita por balsas que operam durante o dia.
Durante o encontro, o vice-governador falou sobre outros projetos em andamento, como o da construção da ponte de Porto Xavier, que liga o município à cidade argentina San Javier, a qual já teve edital de licitação publicado pelo governo federal.
Existe ainda a possibilidade de uma terceira ponte, na região Celeiro
Outra construção que poderá alavancar a economia da região e que também necessita de projeto é a ponte binacional de Porto Soberbo e El Soberbio, na Argentina. Em abril deste ano, o vice governador Gabriel esteve em Brasília para tratar sobre o tema.
Acompanhe a postagem na página do Facebook e comente a sua opinião https://www.facebook.com/turismonoroestegaucho/posts/pfbid0aqZQXbMKjALiB5gWgaoscDgAmUt1Q4Cs7DE1jZe4iaKGwSqWeZHYQZE4iyL7xVa6l








Comentários