
CAMPINA DAS MISSÕES
Campina das Missões é reconhecida como Berço Estadual da Cultura Russa

Monumento ao Imigrante Russo
Para a celebração do centenário da imigração russa (1909-2009) e também em homenagem aos desbravadores, idealizou-se a instalação de um monumento com esculturas no Trevo de Acesso Principal da Cidade – na RS 307.
O Monumento tem o objetivo de registrar o reconhecimento da sociedade campinense pela contribuição no desenvolvimento cultural e de valores que fazem parte, ainda hoje, de nossa população.
A família representa o tributo aos imigrantes russos. A expressão corporal e o fecho de trigo traduzem a vocação de buscar novos horizontes e a vocação de ser um eterno semeador, onde a religião, a educação, a cultura e a coragem são a marca dos imigrantes.
O Evangelista São João, o apóstolo do amor – Patrono da Igreja Ortodoxa.
A Cruz ortodoxa simboliza a fé cristã que deveria ser professada pelos primeiros povoadores da região e que, ainda hoje é vivenciada pela comunidade.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Gruta Nossa Senhora de Lurdes
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Construída no ano de 1955 e, inicialmente dedicada a Nossa Senhora de Fátima, a gruta está localizada na Linha Buriti Sul, cerca de 2 km do centro da cidade.
A área onde esta localizada a gruta foi doada pelo casal Aloísio Ramme e Cecília Wechenfelder Ramme.
Anualmente realizam-se peregrinações, missas e momentos de orações. A gruta está localizada na rota que liga à comunidade ortodoxa da Linha Paca sul, fato que favorece roteiros histórico/espirituais unindo vários pontos referenciais da fé como a Igreja Matriz, Praça São Vladimir e Capela Russa.